Lab Vita Análises Clínicas Erechim
1
20/10/2015

ALERGIA ALIMENTAR

f compartilhe
ALERGIA ALIMENTAR

Alergia Alimentar

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade. Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida - conhecida como anafilaxia.
A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Enquanto não há cura, algumas crianças superam sua alergia alimentar à medida que envelhecem.
É fácil confundir alergia alimentar com intolerância alimentar. A alergia alimentar vem a ser uma resposta rápida do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento. Já a intolerância alimentar também é uma resposta do organismo diante do consumo de determinados alimentos, mas não conta com a participação do sistema imune – é geralmente causada pela produção insuficiente ou ausente de certas enzimas no organismo, o que impede a digestão adequada.
O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação. Se a pessoa apresenta sintomas em apenas uma região do corpo talvez ela não precise de tratamento, pois, neste caso, os sintomas provavelmente desaparecerão em pouco tempo. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto e pomadas suaves podem oferecer um pouco de alívio aos sintomas. Consulte seu médico se achar que apresentou uma reação alérgica a algum alimento, mesmo que tenha sido apenas uma reação local.
Uma das chaves para evitar uma reação alérgica é saber quais alimentos causam e  evitar-los.Tome bastante cuidado quanto a isso. Leia sempre os rótulos dos alimentos para se certificar de que eles não contêm um ingrediente ao qual você é alérgico. Os rótulos dos alimentos são obrigados a listar claramente se eles contêm quaisquer alérgenos alimentares comuns.
 Leia os rótulos dos alimentos com cuidado para evitar as fontes mais comuns de alérgenos alimentares: leite, ovos, amendoim, nozes, peixes, mariscos, soja e trigo.

 

É POSSÍVEL DETECTAR ATRAVEZ DE EXAMES LABORATORIAIS DIVERSOS ALERGENOS,  COMUNIQUE  AO  SEU MÉDICO E REALIZE O EXAME.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES:

  • Anafilaxia, que é uma reação alérgica com risco de vida
  • Dermatite atópica (eczema), que é uma reação alérgica na pele
  • Enxaquecas, uma vez que os histamínicos, liberados pelo sistema imunológico durante uma reação alérgica, tem grande potencial para desencadear enxaquecas em algumas pessoas.

 

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia




plus web marketing digital sites ecommerce erechim

Whastapp Email
Em que posso ajudar?