Lab Vita Análises Clínicas Erechim
1
27/06/2021

Você sabe a importância de fazer o Teste do Pezinho?

f compartilhe
Você sabe a importância de fazer o Teste do Pezinho?

Tecnologia e precisão na detecção precoce de doenças no recém-nascido.

A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames realizado a partir de gotas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial. Como recomendação geral, e para maior efetividade do teste, deve-se realizar a coleta da amostra de sangue do bebê a partir de 48h após o nascimento e até o 5o dia de vida.

Por que fazer o Teste do Pezinho?

O teste permite o diagnóstico precoce de diversas doenças que se apresentam geralmente assintomáticas no período neonatal. Desta forma, é possível promover o tratamento específico, diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis como deficiência mental, deficiências físicas e até mesmo a morte.

A realização do Teste do Pezinho assegura inúmeras vantagens, dentre as quais podemos destacar:

Maior quantidade de exames realizados e doenças analisadas em uma única amostra;
Utilização de metodologia de última geração: Espectrometria de Massas em Tandem (EMT);
Testes realizados com maior sensibilidade e especificidade;
Possibilidade de complementar/customizar o teste com qualquer um dos testes disponíveis no menu; Reanálise ou realização de novos exames na mesma amostra de sangue em papel filtro;
Testes confirmatórios para rápido diagnóstico definitivo e início do tratamento, quando necessário;
Laudos de fácil interpretação.

Existem no mercado diferentes tipos de Teste do Pezinho, compostos por grupos de exames distintos. No Brasil, o teste básico deve ser realizado em todo recém-nascido de forma obrigatória, conforme determinação do Ministério da Saúde. Outros tipos abrangem um número maior de exames, sendo cobertos pelos principais planos de saúde.

Outra diferença significativa entre os exames está na tecnologia utilizada para análise. A Espectrometria de Massas em Tandem (EMT) é uma metodologia de última geração e de consenso mundial para utilização em exames da triagem neonatal. Através do emprego desta tecnologia, nosso laboratório disponibiliza diferentes tipos de Teste do Pezinho capazes de identificar mais de 100 condições e doenças.




plus web marketing digital sites ecommerce erechim

Whastapp Email
Em que posso ajudar?