Lab Vita Análises Clínicas Erechim
1
26/10/2016

IMUNODEFICIÊNCIA COMBINADA GRAVE-SCID

f compartilhe
IMUNODEFICIÊNCIA COMBINADA GRAVE-SCID

 

Imunodeficiência combinada grave-SCID

A imunodeficiência combinada grave, (Severe Combined Immunodeficiency - SCID - pronúncia: SKID) é considerada o mais grave grupo de desordens de imunodeficiências primárias (IDP), e é reconhecida como uma emergência pediátrica e potencialmente fatal.
A SCID pode ser causada pela ausência ou mal funcionamento dos linfócitos T, pela ausência ou mal funcionamento do timo, ou por defeito nas células estaminais de medula óssea a partir das quais se desenvolvem os linfócitos B e T maduros.
A ausência combinada de linfócitos T e da função dos linfócitos B, na SCID, deixa o lactente completamente vulnerável a infecções que ameaçam a vida. Lactentes com SCID não conseguem desenvolver seu sistema de defesa e podem enfrentar um número excessivo de infecções e complicações delas decorrentes, como pneumonia, meningite ou infecções da corrente sanguínea dentro dos primeiros meses de vida. Mesmo as infecções e viroses normais na infância podem ser fatais para um bebê com SCID.
Exatamente porque um bebê com SCID é tão vulnerável a infecções, o diagnóstico precoce é fundamental. Se um bebê com SCID recebe um transplante de medula óssea até os primeiros 3 meses e meio de vida, a taxa de sobrevivência pode ser tão alta quanto 94%. No entanto, a taxa de sobrevivência diminui para menos de 70% para os lactentes que são transplantados após essa idade, devido às infecções graves desenvolvidas pelos bebês com SCID antes do transplante.

Triagem Neonatal
O diagnóstico precoce da SCID é essencial para preservar a vida. Um novo teste de triagem neonatal oferece a crescente esperança de que todos os bebês afetados pela SCID possam ser diagnosticados na primeira semana de vida.
A função do timo, órgão onde se dá a maturação dos linfócitos, pode ser determinada pelos círculos de excisão dos receptores de células T (sigla inglesa, TREC). Os TRECs são subprodutos de DNA extracromossômicos, resultantes de um rearranjo dos receptores de células T.
Assim, a quantificação dos TRECs fornece uma avaliação muito específica da função das células T. Os TRECs são quase indetectáveis em crianças com SCID e baixos níveis de TRECs também ocorrem outra imunodeficiência, a Síndrome de DiGeorge.

Um resultado positivo para SCID não significa que o bebê tem a doença. Significa que mais testes devem ser feitos para confirmar ou descartar a SCID.
 


17/10/2016

CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA CLÍNICA-RJ

f compartilhe

O LABVITA participou do 50 Congresso Brasileiro de Patologia Clinica recentemente. Evento que contou com a participação de centenas de profissionais da area. Novas tecnologias sempre devem estar a disposição dos nossos clientes. A medicina laboratorial passa por um momento desafiador. Novas abordagens diagnósticas, exigem rapidez e precisão para maior eficiencia na prevenção, diagnóstico e  monitoramentos das doenças.

Lisiane Copetti Vendruscolo participou do 50 Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/RJ/09/2017.


22/08/2016

IGENOMIX

f compartilhe
IGENOMIX

O Labvita encontra-se credenciado a IGENOMIX,laboratório pioneiro em reprodução genética no mundo.São testes pré natais não invasivos que detectam anomalias como a Sindrome de Down ,por meio de uma coleta de sangue materno,a partir da 10º semana de gestação.

É valido especialmente para mulheres com resultado anormal da triagem de 1º trimestre ou que apresentam alguma suspeita no ultrassom.  

O NACE e o NACE PLUS são  testes que se  utilizam da última tecnologia em sequenciamento que analisa o DNA fetal juntamente com o DNA materno para detectar determinadas anomalias com grande precisão e confiabilidade. Durante a gestação, o DNA do bebê circula pelo aporte sanguineo materno. 

Diversos outros exames genéticos para investigar Infertilidade Masculina,Abortos de Repetição,Trombofilias,Sequenciamento Completo do Exoma e  pesquisa do Gene BRCA1 e BRCA2 podem ser realizados.


14/06/2016

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

f compartilhe
DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

VOCÊ PODE SALVAR VIDAS:PARA QUEM DOA SÃO APENAS ALGUNS MUNUTOS,PARA QUEM RECEBE É PARA UMA VIDA INTEIRA.


29/03/2016

EXAME TOXICOLÓGICO-LEI FEDERAL 13.103

f compartilhe

Lei Federal 13.103 (Lei dos Caminhoneiros)

A Lei Federal 13.103 de 2015, também conhecida como a "Lei dos Caminhoneiros", tornou obrigatória a realização de exames toxicológicos de larga janela (que acusa o consumo de substâncias por longo período) para habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E. Esses exames também são agora obrigatórios na pré-admissão e no desligamento dos motoristas contratados pela CLT.

O Labvita,em parceria com a Psychemedics, disponibilizara  todos os exames toxicológicos obrigatórios para que transportadoras e motoristas profissionais possam se adequar a esta novidade.

Parceria  com líder mundial da área

A Psychemedics, desenvolvedora original dessa tecnologia e a maior empresa de exames toxicológicos da larga janela de detecção do mundo, é a mais nova parceira do Labvita. No Brasil, a Psychemedics atua desde 1999 e é líder como provedora de exames de consumo de drogas para empresas, governo e exigências normativas.


28/01/2016

HÁBITOS SAUDÁVEIS

f compartilhe
HÁBITOS SAUDÁVEIS

Você é desses que sempre adia o assunto saúde e acha que cuidar do coração, por exemplo, é coisa para idosos? Uma notícia para você, camarada: a saúde cardíaca tem que ser cuidada hoje para seguir assim a vida toda. Hoje mesmo. Agora. Comece lendo esse texto e, depois, é sair cumprindo cada item e manter o compromisso com um coração cheio de vitalidade. A consultoria é da cardiologista do Instituto do Coração (InCor) de SP Ludhmila Abrahão Hajjar.

1 - Conheça seus números

Fazer exames regulares ajuda a saber como, em particular, seu coração funciona. Assim é possível entender como é sua pressão arterial, triglicérides e outros números importantes para conhecer seu coração e, a partir daí, estabelecer uma base. Melhor ainda se isso for feito ali pelos 30 anos.

2 - Acrescente alguns heróis na sua dieta

Quando for fazer um lanchinho vendo TV ou se quiser levar consigo um belisco, opte por castanhas, por exemplo: elas ajudam a colocar Omega-3 na sua vida, um apoio para prevenir entupimento das artérias. Abacate, salmão e brócolis são outros bons alimentos aliados para adotar.

3 - Vá pescar!

Ok, talvez pescaria não seja sua atividade para relaxamento. Pense outra então ? o importante é desconectar dos noticiários, seus e-mails de trabalho, as situações que mais aceleram sua vida. Comece cortando uns 15 minutos de conexão com celular, tablet e TV e vá aumentando até ter uma hora ou duas de desconexão por dia. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que podem prejudicar o organismo. Mas ele pode ser contido com uma comédia de duas horas ou encontrando um amigo para um café.

4 - Ache um amigo do coração

A dica de caminhar por 30 minutos ao dia é sempre dada pelos profissionais da saúde. Mas nem todas as pessoas se empolgam tão facilmente. E se você achasse um amigo que também quer cuidar do coração? Fazer exercícios com companhia aumenta as chances de continuar fazendo. Vale procurar bem pertinho, inclusive. De acordo com um recente estudo norte-americano, que avaliou cerca de 15 mil homens e mulheres, apenas o fato de ser casado e ter uma boa rede de amigos pode proteger as pessoas das doenças cardíacas. "Pessoas casadas ou que frequentam clubes ou têm muitos amigos e parentes tem a pressão significativamente mais baixa, além de outros fatores de risco", diz a pesquisa.

5 - Feche a conta do cigarro

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças - sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração. Se nem isso for incentivo, pensa assim: quem começa a fumar, digamos, com 18 anos e já está com 30, fumando meio maço ao dia, já gastou com esse hábito ruim cerca de R$ 15.000. Daria para fazer uma viagem de sonho. Mais saudável, mais proveitoso.

6 - Faça uma paradinha e tome um drink

Outra pesquisa norte-americana, desta vez da escola de saúde pública de Harvard: para as mulheres, até um copo de álcool por dia e, para os homens, até dois copos por dia pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. O álcool pode auxiliar o coração por aumentar os níveis de colesterol HDL. Mas lembre-se: mais não é melhor. "O álcool também tem calorias e, em excesso, pode causar pressão alta, piorar a insuficiência e causar anormalidades do ritmo cardíaco", registra a pesquisa. Então faça aquele brinde e pare no limite recomendado.

7 - Vá dormir, pague as contas na manhã seguinte

Pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm mais elevações de pressão arterial e níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, tornando as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de placa bacteriana. Na verdade, pesquisas mais recentes mostram que pessoas que não dormem o suficiente são duas vezes mais prováveis de morrer de doença cardíaca. Tentar evitar cafeína depois do meio dia e desenvolver um ritual de desaceleração antes de dormir são maneiras de ajudar a pegar no sono. Dica? Tome também um banho morno e ignore boletos bancários até a manhã seguinte! Sério mesmo. Você vai dormir menos tenso.

8 - Cheque esse negócio de roncar

Às vezes, o ronco parece só uma característica engraçada do indivíduo ou aquele trejeito irritante. Mas ele pode ser mais que isso. O ronco pode ser um sinal de algo mais grave: apneia obstrutiva do sono. Essa desordem, marcada pela respiração que é interrompida durante o sono, pode fazer a pressão arterial disparar, o que aumenta o risco de doença cardíaca. As pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade têm maior risco de apneia do sono, mas pessoas magras podem ter também. Se você ronca e muitas vezes acorda sentindo cansaço, hora de ir ao médico e avaliar o motivo dessa "sinfonia".

9 - Vamos para de ser 8 ou 80?

Conhece aquele pessoal de 35, 40 anos que sente a idade chegando e mergulha cheio de boas intenções nos exercícios? E aí parte deles exagera, acaba se machucando e em seguida deixa de praticar corrida, musculação ou o esporte aeróbico escolhido como salvação. Com o exercício, é sábio seguir na onda do "lento e firme". É mais importante ter um compromisso de exercício físico regular a longo prazo do que forçar e parar por meses.

10 - Amadureça o paladar

Ficar adulto é também abandonar aqueles hábitos bobos de alimentação ? jogando calorias vazias pra todo lado (com alimentos lotados de açúcar, gordura e quase nenhum nutriente). Quem tem esse "paladar infantil" se recusa a seguir os conselhos que a vovó dava sobre comer comida de verdade. Pois é, mas é chegada a hora. Uma dieta pobre aumenta muito o risco de obesidade e diabetes e, por tabela, problemas no coração. Procure alimentos bons pra você, sejam legumes, frutas, grãos integrais, frutos do mar, carnes magras, leite desnatado, ovos e feijão ? e, por favor, pare de colocar sal em tudo! Você não tem mais 10 anos. E isso é bom.


20/10/2015

ALERGIA ALIMENTAR

f compartilhe
ALERGIA ALIMENTAR

Alergia Alimentar

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade. Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida - conhecida como anafilaxia.
A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Enquanto não há cura, algumas crianças superam sua alergia alimentar à medida que envelhecem.
É fácil confundir alergia alimentar com intolerância alimentar. A alergia alimentar vem a ser uma resposta rápida do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento. Já a intolerância alimentar também é uma resposta do organismo diante do consumo de determinados alimentos, mas não conta com a participação do sistema imune – é geralmente causada pela produção insuficiente ou ausente de certas enzimas no organismo, o que impede a digestão adequada.
O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação. Se a pessoa apresenta sintomas em apenas uma região do corpo talvez ela não precise de tratamento, pois, neste caso, os sintomas provavelmente desaparecerão em pouco tempo. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto e pomadas suaves podem oferecer um pouco de alívio aos sintomas. Consulte seu médico se achar que apresentou uma reação alérgica a algum alimento, mesmo que tenha sido apenas uma reação local.
Uma das chaves para evitar uma reação alérgica é saber quais alimentos causam e  evitar-los.Tome bastante cuidado quanto a isso. Leia sempre os rótulos dos alimentos para se certificar de que eles não contêm um ingrediente ao qual você é alérgico. Os rótulos dos alimentos são obrigados a listar claramente se eles contêm quaisquer alérgenos alimentares comuns.
 Leia os rótulos dos alimentos com cuidado para evitar as fontes mais comuns de alérgenos alimentares: leite, ovos, amendoim, nozes, peixes, mariscos, soja e trigo.

 

É POSSÍVEL DETECTAR ATRAVEZ DE EXAMES LABORATORIAIS DIVERSOS ALERGENOS,  COMUNIQUE  AO  SEU MÉDICO E REALIZE O EXAME.

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES:

  • Anafilaxia, que é uma reação alérgica com risco de vida
  • Dermatite atópica (eczema), que é uma reação alérgica na pele
  • Enxaquecas, uma vez que os histamínicos, liberados pelo sistema imunológico durante uma reação alérgica, tem grande potencial para desencadear enxaquecas em algumas pessoas.

 

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia




plus web marketing digital sites ecommerce erechim

Whastapp Email
Em que posso ajudar?