Lab Vita Análises Clínicas Erechim
1
06/08/2020

Entenda por que a vacina BCG é tão importante

f compartilhe
Entenda por que a vacina BCG é tão importante

Sabe aquela cicatriz que você e muitas pessoas tem no braço? Então, ela é característica do efeito da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin).

A aplicação dessa vacina é obrigatória já nos primeiros momentos após o nascimento desde 1975. Se, por algum motivo a criança não foi vacinada nos primeiros dias de vida, pode tomá-la de rotina até os 5 anos de idade

A vacina BCG protege o bebê contra a tuberculose, principalmente em relação aos tipos mais graves da doença.

Entre outras substâncias, está em sua composição o Calmette-Guérin. Trata-se de um bacilo obtido por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose. Essa bactéria ataca com mais frequência os pulmões, mas também pode atingir os ossos, os rins e as meninges (membranas que revestem o cérebro)..

Por que o bebê DEVE tomar a vacina?
Por ser uma doença infectocontagiosa, a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ou seja, o bebê está sujeito ao contato com muitas pessoas, que vão querer estar perto daquele novo integrante da família. Logo, desde as primeiras horas de vida, é imprescindível que ele esteja protegido.

Além disso, qualquer fator que gere baixa resistência orgânica pode favorecer o estabelecimento do Mycobacterium bovis, bactéria que causa a tuberculose. 

Cuidados e reações após a aplicação da vacina

  • É normal que a criança tenha uma inflamação na área da aplicação da vacina.
  • Essa reação chega a ser positiva. Isso porque ela evidencia que a BCG está fazendo o efeito esperado.
  • Também podem aparecer secreções após a aplicação.
  • É essencial fazer uma boa higienização para que não haja inflamações, água e sabão durante o banho irão ajudar na tarefa de manter a área sempre limpinha.
  • Não use medicamentos ou curativos no local em que a vacina foi aplicada.
  • Evite que o bebê tenha atritos no braço e não estoure ou aperte a “bolinha” que deve surgir no lugar.

É importante enfatizar que a vacina não oferece 100% de eficácia contra a tuberculose, havendo a possibilidade de ocorrência da doença mesmo em indivíduos vacinados. Entretanto, para prevenção das formas mais graves de tuberculose, como a forma miliar e meníngea, a vacina apresenta excelentes resultados. 

Cuide de quem você ama. Vacine!

 

 




plus web marketing digital sites ecommerce erechim

Whastapp Email
Em que posso ajudar?